A Tartaruga e a Lebre - O poder da Disciplina!
O texto reflete sobre a importância da disciplina e persistência para alcançar o sucesso, usando a fábula da Tartaruga e da Lebre como metáfora e uma experiência pessoal nos Andes para ilustrar o aprendizado. Ele destaca como essas qualidades superam talento natural ou autoconfiança excessiva, tanto em desafios pessoais quanto profissionais.
WAGNER ANTONIO DE OLIVEIRA
2/6/20242 min read


Nas minhas férias de 2001 decidi viajar de mochileiro na Cordilheira dos Andes. Equipado com uma mochila de 15 kg nas costas, fui preparado para desbravar o Perú, país rico em história e paisagens incríveis.
Uma das principais aventuras foi realizar o chamado Caminho Inca, trajeto de 4 dias a pé, cruzando os Andes, entre as cidades de Cusco e Machu Picchu.
Iniciei o percurso cheio de entusiasmo, pronto para a aventura. Já no início cruzei um senhor, aparentando mais de 80 anos, seguindo a trilha lentamente, auxiliado por dois bastões de caminhada. Logo me veio a mente: xii, coitado do tiozinho! Vai demorar uma eternidade para chegar! Passei por ele rapidamente, esnobando, até então, meu vigoroso preparo físico.
O segundo dia foi o mais difícil. O trajeto alcança o ponto mais alto, 4300 m do nível do mar. E não teve jeito: passei mal! Minhas pernas pareciam pesar uma tonelada cada, andava 50 m e sentava, não me aguentava em pé. Até ajuda com a mochila precisei. Em uma das minhas incontáveis paradas, adivinha quem eu vi passar por mim? Ele mesmo, o tiozinho!
Aquela cena me fez lembrar da história da Tartaruga e da Lebre, na qual as duas disputaram uma corrida. A Lebre desdenhava da Tartaruga, considerando suas habilidades e velocidade, enquanto a Tartaruga seguia seu passo de forma constante. Após um cochilo, a Lebre vê a Tartaruga cruzar a linha de chegada à sua frente.
Tanto a fábula, quanto a minha vergonhosa experiência nos Andes, mostraram que mais importante que o potencial e a empolgação de alguém, é a disciplina e constância na busca dos objetivos.
Segundo pesquisa realizada na Universidade de Harvard, em 2022, com 200 CEOs de grande empresas, a resiliência e a persistência eram características mais importantes que a autoconfiança e a ousadia. Em outro estudo, desta vez na Universidade de Chicago, publicada no ano passado, após pesquisa de 10 anos com 1500 alunos, descobriram que a dedicação constante aos estudos foi o principal fator de sucesso, superando a inteligência e as habilidades naturais.
Este conceito se aplica perfeitamente para o time de vendas. Vendedores que estabelecem uma disciplina de trabalho, exercendo regularmente os fundamentos de prospecção e acompanhamento de suas oportunidades, conseguem obter resultados expressivos, mesmo frente a vendedores que esbanjam autoconfiança, mas são displicentes no atendimento aos clientes.
Portanto, considerem que o sucesso tem como fator chave a disciplina e persistência. Não deixem que suas qualidades e potenciais os seduzam e os tornem tão autoconfiante a ponto de desprezarem a diligência.
Por fim, acabei concluindo a jornada. Embora tivesse começado julgando ser eu o "tal", terminei com uma lição de moral incrível, que me serve até hoje.
Se puder, compartilhe suas experiências e opiniões nos comentários e ajude a reforçar a importância deste conceito.
#diretorexecutivo #gestaodepessoas #estrategia #resiliencia #ceo




